Na última quinta-feira (19), o município de João Alfredo, no Agreste Setentrional, foi palco do 1º Fórum de Segurança Pública da região. O evento reuniu autoridades políticas e policiais para debater estratégias e soluções para o combate ao crime organizado, com destaque para a palestra de Isaac Ribeiro, especialista em políticas públicas de segurança.
Durante o fórum, foi elaborada uma carta-compromisso destinada aos representantes do Governo do Estado. Entre os pontos discutidos, a reabertura da 3ª Companhia da Polícia Militar na cidade de Bom Jardim foi destacada como uma medida crucial para reforçar a segurança na região.
O prefeito de João Alfredo, Zé Martins (PSB), anfitrião do evento, enfatizou a importância desse debate para o município e o Agreste Setentrional. “Um importante debate de segurança pública para nosso município e toda região. Aqui, não temos medido esforços, dentro das nossas condições temos buscado soluções para combater à violência. Instalamos com recursos próprios e custos mensais para prefeitura, câmeras de monitoramento no município, que tem ajudado a elucidar crimes. A gente precisa também de medidas do Governo do Estado para enfrentar o crime organizado, proporcionando mais paz e segurança para nossa gente”, afirmou.
O fórum contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a Delegada de João Alfredo, Dra. Marcela, o Major Fabiano Charley (Sub-comandante), o Tenente Silas, o presidente da Associação Pernambucana de Cabos e Soldados, Luiz Torres, o vice-prefeito de João Alfredo Adeildo Filho ‘Cabôco’, a vice-prefeita de Bom Jardim, Vânia e seu marido o ex-prefeito Miguel Barbosa, o ex-prefeito de Surubim, Dr. Flávio Nóbrega, Thomás Brito, liderança de Orobó, além de vereadores de João Alfredo e Bom Jardim.
O evento destacou a necessidade de ações conjuntas e integradas entre os municípios do Agreste Setentrional e o Governo do Estado para fortalecer a segurança pública na região. A carta-compromisso, que será entregue às autoridades estaduais, representa um passo importante na busca por soluções eficazes e sustentáveis para a redução da criminalidade e o aumento da segurança para os cidadãos.